Fim da dimensão…
Num buraco negro se perdeu!
Pois é, depois do café, as 8 da manhã: – Mommy…O que é um buraco negro?
*Fui correndo consultar a Wikipedia e, mesmo não entendendo quase nada disto, achei que iria me dar bem!
Comecei a ler:
“- Um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar. Ele é o resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma matéria maciça e altamente compacta. O termo buraco negro se deve ao fato deste não refletir nenhuma parte da luz que atinja seu horizonte (…) Ele se forma quando uma estrela super maciça fica sem combustível, o que faz seu núcleo diminuir até ficar reduzido a uma fração de seu tamanho original. Quando isso acontece, a gravidade produzida por ele sai do controle e começa a sugar tudo que encontra. Ele começa a sugar a massa da estrela, fazendo isso tão rápido que se “engasga” e expele enormes torrentes de energia. A gravidade não suporta essa energia e a estrela finalmente explode (esta explosão é chamada de supernova). Em apenas um segundo a explosão é capaz de gerar 100 vezes mais energia que o nosso Sol produzirá em toda sua existência. O que resta no centro é o buraco negro”. (…)
> Ufa! Sobrevivi!
– Princess…Hummm…Tá, entendi…Mas, como ele é por dentro? (É, pois é! …Anota aí que precisamos falar com um físico).+ Só para variar, me “ferrei” novamente! * Mas nem reclamo, por que eu adoro gente que não se contenta com pouco!
Então, enquanto esperamos o encontro com quem entende, vamos fazer um protótipo para visualizar como o buraco atrai os corpos e acalmar um pouco o cérebro. +++ Fizemos um círculo em um folha de desenho, cortamos um raio e um pequeno buraco ao centro. Depois, deslocamos o corte criando um disco curvo. Então, lançamos uma bolinha redonda que, depois de sua trajetória peculiar, acabou sendo “sugada” para o buraco.
Ps.: A ignorância é um buraco negro!
(Mas aprender é como uma supernova!)